O que é ataxia?

Ataxia é um tipo de Distúrbio de Movimento em que há movimentos descoordenados, desajeitados, e dificuldade de equilíbrio. Pessoas com ataxia podem ter:

• dificuldade de alcançar objetos, “errando a mira”
  • tremor de qualquer parte do corpo, principalmente durante o movimento e ao se aproximar do alvo
  • dificuldade de se equilibrar quando fica em pé
  • caminhada com os pés afastados
  • incapacidade de andar em linha reta
  • quedas
  • dificuldade na fala, com fala “arrastada”
  • tontura
  • dificuldade de olhar de um ponto para o outro
  • visão dupla
  • dificuldade em movimentos alternados repetitivos

É comum que, pessoas de fora, que não sabem que a pessoa tem ataxia, achem que ela está embriagada, ou alcoolizada. Isso acontece porque o uso excessivo de álcool, seja no momento do uso excessivo, ou com o uso excessivo crônico, causa ataxia.

A ataxia pode ser causada por problemas em muitas partes do Sistema Nervoso, e é durante a consulta neurológica que, ao realizar o exame neurológico, a Neurologista utilizará pistas para descobrir a origem da ataxia. Isso é muito importante, pois existem muitas causas possíveis de ataxia, cada qual com um tratamento distinto. E, para chegar na causa correta de ataxia, é necessária uma investigação que será direcionada exatamente pelo exame neurológico.

Causas possíveis de ataxia são:

• Lesões no cérebro como tumores, acidentes vasculares encefálicos (“derrames”), traumatismo craniano, infecções
  • Deficiência de vitaminas (B1, B12 ou E)
  • Exposição a algumas medicações ou toxinas (Fenitoína, Carbamazepina, Fenobarbital, medicações sedativas, Lítio, Amiodarona, Álcool, etc)
  • Doenças autoimunes (Esclerose Múltipla, resposta imune a tumores, vasculites ou Doença Celíaca)
  • Doenças metabólicas como disfunção da Tireóide ou alterações no açúcar do sangue
  • Doenças Neurodegenerativas (Atrofia de Múltiplos Sistemas, Ataxias Espinocerebelares)
  • Doenças genéticas, como a doença de Machado Joseph

Durante a investigação de pessoas com ataxia, é fundamental que a Neurologista explore a história de como começou a ataxia (com qual idade, se apareceu rapidamente ou lentamente, quais os primeiros sintomas, etc), se há alguma história familiar (algum parente afetado com o mesmo problema), e também que faça um exame neurológico direcionado e minucioso para compreender qual ponto do Sistema Nervoso deve ser o responsável pela ataxia. Apenas após isso podem ser solicitados os Exames Complementares para entender melhor o caso, que variam muito de acordo com o que foi visto em consulta (não devemos solicitar todos esses exames para todos os pacientes), mas que, de uma forma geral, compreendem:

• Exames de imagem: Tomografia Computadorizada de Crânio ou, preferencialmente, Ressonância Magnética de Encéfalo
  • Testes de sangue, urina e líquido cefalorraquidiano
  • Testes de Pressão Arterial e função urinária
  • Exame cardíaco
  • Estudos de condução dos nervos (Eletroneuromiografia)
  • Avaliação cognitiva ou neuropsicológica
  • Avaliação dos olhos
  • Exames genéticos

O tratamento da ataxia depende da sua causa, e, por isso, o diagnóstico correto é fundamental! Se a causa for exposição a medicações, drogas ou toxinas, o tratamento envolve a retirada do agente causador. Para deficiências de vitaminas, tumores, problemas autoimunes ou doenças metabólicas, o tratamento da causa de base pode em muitos casos melhorar a ataxia. Até mesmo algumas ataxias genéticas podem ter seus sintomas revertidos, dependendo do tipo e do tempo de doença. Ataxias neurodegenerativas não têm, em sua maioria, opções de cura, mas existem, sim, muitas opções disponíveis para tratamento dos sintomas e melhora da qualidade de vida, como reabilitação (fundamental!), algumas medicações e até opções de neuromodulação.

Para entender um pouco mais sobre o tratamento das ataxias, assista o vídeo abaixo.

Texto escrito pela Dra Carina França

Fonte: International Parkinson and Movement Disorder Society